Perfil e trajetória:
Débora Sotto é sócia da área de Direito Urbanístico e Ambiental do Tojal Renault Advogados. A advogada, com vasta experiência, chega à banca com o objetivo de implementar a área.
Com mais de 20 anos de experiência atuando no setor público, esteve à frente de cargos na Advocacia-Geral da União (AGU), como Procuradora Federal, na Prefeitura de São Paulo e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).
Desde 2003 é Procuradora do Município de São Paulo, atuando nas áreas de planejamento e desenvolvimento urbano, meio ambiente e habitação.
Além de sua atuação no setor público, atuou entre 2006 e 2009 como professora de Direito Tributário, na Faculdade Santa Marcelina (FASM).
Atualmente, é pesquisadora pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), instituição onde realizou o seu pós-doutorado em Cidades Globais.
É Pesquisadora colaboradora do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Arlindo Philippi Jr., com o projeto “Crise Climática e Descarbonização de Cidades no Brasil: estratégias, técnicas e soluções em governança urbana para cidades neutras em carbono”.
Foi ainda Procuradora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre 2002 e 2003.
Formação acadêmica:
- Pós-doutorado pelo Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2021;
- Pós-doutorado pelo Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2018;
- Doutorado em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015;
- Mestre Profissional em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges, 2011;
- Mestre em Direito do Estado – Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005;
- Especialização em Direito Empresarial (MBA-FGV), 2003;
- Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, 1998.
Idiomas:
Inglês, Francês, Italiano e Espanhol